Como fazer água de quiabo?
*por Prof. Hesin - publicado em 25 de março de 2016 no blog Natural News, tradução de Cristiane Ferreira

O quiabo é uma potência nutricional utilizada ao longo da história tanto para fins medicinais como para culinária. Quiabo, também conhecido como "dedos da senhora" e "gombô", é uma planta que produz flores, frutos e sementes. O quiabo pertence à mesma família de plantas como hibiscos e algodão. É nativo das regiões ao redor do Nilo no norte da África e do Oriente Médio, foi descoberto datando mais de 3.500 anos atrás na Etiópia.

Valor nutricional do quiabo:
Quiabo contém vitaminas A e C, é uma boa fonte de ferro e cálcio. Também contém amido, gordura, tiamina e riboflavina. assim como vitaminas, minerais e antioxidante epicatequina, catequina, rutina, procianidina B1 e B2 e quercetina. Estes antioxidantes são capazes de prevenir danos às células causados por fatores ambientais e stress.
**É também uma boa fonte de proteína, niacina, fósforo, potássio, zinco e cobre, e fonte de vitamina K, vitamina B6, folato, cálcio, magnésio e manganês.

Como fazer água de quiabo?
Beber "água de quiabo" é um novo método popular de usar o quiabo. Corte 2-3 pedaços de quiabo fresco depois de remover a cabeça e parte da cauda. Coloque em um copo de água e deixe repousar durante a noite. Beba cerca de 30 minutos antes do café da manhã.
Esta receita é conhecida por controlar os níveis de açúcar no sangue, curar asma, colesterol e ser bom para o rim, o mantendo saudável.***
Algumas pessoas preferem cortar o quiabo em fatias finas, em vez da imersão da vagem inteira. Se você irá preparar água de quiabo desta forma, esteja preparado para uma bebida ligeiramente amarga.

Mais benefícios para a saúde de comer quiabo:
- Quiabo é bom para a asma. A vitamina C do quiabo é um antioxidante e anti-inflamatório, os quais restringem o desenvolvimento dos sintomas da asma.
- A fibra do quiabo tem muitas qualidades superiores na manutenção da saúde do trato gastrointestinal.
- Quiabo é bom para prevenir diabetes.
- Ajuda a reabsorver água e retém o excesso de colesterol, toxinas metabólicas e bile excedente em sua mucilagem, eliminando-os através das fezes. Devido à maior percentagem de água em seu volume, impede a prisão de ventre, gases e inchaço no abdômen.
- A mucilagem do quiabo liga o colesterol ao ácido biliar transportando toxinas que foram despejadas para fora para filtragem pelo fígado.

Fontes:

***Este artigo não substitui o acompanhamento médico.