Para obter o máximo de vitaminas dos vegetais, o ideal seria consumi-los no menor tempo possível depois da colheita. O alimento costuma chegar à casa do consumidor alguns dias depois de ser colhido. Durante esse tempo, no caminho entre as plantações, estradas e distribuição, há uma perda significativa de vitaminas. E, dependendo ainda do tempo que esses alimentos permanecem na geladeira doméstica aguardando a hora do preparo, essa perda pode ser ainda maior.
Uma boa dica é se informar sobre a origem dos vegetais que você costuma comprar. A melhor forma de comprar alimentos verdadeiramente frescos é procurar produtores da sua região. Visite a feira mais próxima da sua casa e pesquise quais são os itens mais jovens. E, claro, não adianta nada encher o carrinho e esquecer tudo dentro da geladeira. Quanto mais cedo preparar e comer os alimentos, ou até mesmo congelá-los frescos, mais nutritiva será sua refeição.
congelamento, quando feito corretamente, é o tipo de conservação que mantém melhor as características dos alimentos, mantendo sabor, cor, textura e propriedades nutritivas. É claro que o alimento fresco tem maior valor nutritivo do que os congelados, mas, à medida que o tempo vai passando, esse quadro muda. Entendemos como fresco o alimento in natura, que não é necessariamente o recém-colhido.
Congelamento dos vegetais:
• Use alimentos frescos e de boa qualidade;
• Cuidado com a higiene. Lave sempre as mãos, use roupas limpas e aventais para evitar a contaminação;
• Os vegetais devem estar limpos e descascados;
• Eles devem ser escaldados em água fervente ou no vapor. Nunca deixe que cozinhem totalmente e, logo que retirá-los, mergulhe-os em água com gelo, com ajuda de um escorredor, dando assim, um “choque térmico” neles. Esse processo se chama “branqueamento”. Com esse procedimento, os vegetais manterão cor, sabor e textura, além dos nutrientes;
• Seque-os bem e coloque-os em embalagens adequadas e em quantidades pequenas, ideais para o consumo de uma refeição;
• Identifique-os com uma etiqueta contendo data de fabricação e data de validade;
• Coloque no freezer na temperatura adequada, abaixo de 18ºC;
• Não sobrecarregue o freezer e deixe espaço entre os recipientes para que o congelamento se processe mais rapidamente.
Descongelamento:
• Os legumes e vegetais devem ser cozidos ainda gelados com um pouco de água;
• Cozinhe os vegetais branqueados por menos tempo que os vegetais frescos;
• Coloque sal no início do cozimento;
• Os vegetais usados em ensopados vão direto para a panela, junto com os temperos ou molhos. Quando usados em saladas, devem ser mergulhados em água fervente, com sal. 

Dicas especiais para preservar sais minerais e vitaminas da sua refeição
1 - Não descasque alimentos como batata ou cenoura antes de cozinhar. A casca serve como uma proteção que ajuda a reter os nutrientes;
2 - Evite usar muita água e deixar o alimento no fogo por muito tempo;
3 - Corte os vegetais imediatamente antes de usá-los e em pedaços grandes. Os pedaços pequenos aumentam a exposição interior do vegetal, facilitando a perda de nutrientes;
4 - Cozinhe-os no vapor: as perdas nutricionais quando os vegetais são cozidos a vapor são muito menores (10% a 30%) se comparadas ao cozimento tradicional (40% a 60%);
5 - Não desperdice a água em que se cozinharam vegetais. Reaproveite-a em sopas ou no preparo de massas ou arroz;
6 - Sopa: ao cozinhar os vegetais em uma panela com água levada ao fogo, os nutrientes se concentram na água. Ao aproveitar esse caldo na sopa, evita-se que grandes quantidades de nutrientes sejam desperdiçadas. Mais uma possibilidade é aproveitá-lo para cozinhar outros alimentos, como arroz ou macarrão.
Agora que sabemos sobre a perda de nutrientes dos vegetais, entendemos a importância e os segredos para manter uma dieta saudável e nutritiva. Para diminuir esta distância entre o alimento e a nossas casas é essencial o consumo de produtos orgânicos e produzidos próximos à nossa região.


Fontes: