Conheça os benefícios desse vegetal cheio de sabor e nutrientes.
O salsão é, antes de tudo, um vegetal muito digestivo e saudável: composto por 95% de água, consegue nos hidratar ao mesmo tempo em que nos depura, eliminando toxinas e retenções de líquidos de nosso organismo. Com sua função alcalinizante, de neutralizar o excesso de ácidos no organismo, é idealmente indicado para pessoas cuja alimentação é rica em carnes e alimentos de origem animal, que apresentam quadros crônicos de acidose e doenças relacionadas como gota, artrite, artrose, fibromialgias e até câncer.
Contém óleos essenciais, tais como o limoneno, o selineno e a asparagina, e isso explica sua capacidade depurativa e diurética. Estas propriedades estão principalmente no talo, nas sementes e em menor quantidade, em suas folhas.
O salsão, também chamado de aipo, é rico em vitaminas — principalmente a K e a C — e em minerais, como magnésio. Tem ainda uma quantidade enorme de fibras, o dobro das presentes numa mesma porção de alface comum, por exemplo. Fortalece o sistema imunológico e pode ser consumido em vários tipos de receitas durante o ano inteiro. Cada 100 g fornecem apenas 20 calorias. 
Um estudo da Universidade de Missouri, nos Estados Unidos, mostrou que o salsão pode ajudar a proteger contra o câncer. Quando o tumor está em desenvolvimento, uma rede de vasos sanguíneos forma-se a seu redor para alimentá-lo. A apigenina presente no salsão bloqueia a formação deles, atrapalhando a formação do tumor. Outro composto do salsão, a luteolina, também traz benefícios para a saúde, como comprovou outro estudo, dessa vez realizado pela Universidade de Illinois e publicado no ano passado no Journal of Nutrition. Essa substância reduz a inflamação que aparece com o tempo no cérebro dos idosos e leva a déficits de memória, problemas de sono e perda de apetite. Melhora, assim, o funcionamento cerebral e o bem-estar como um todo. Além dos benefícios do vegetal para a saúde comprovados em laboratório, há aqueles já consagrados pelo uso. “Ele pode ser utilizado na forma de infusão ou suco concentrado como expectorante, anti-inflamatório e, no uso tópico, para reduzir edemas”, diz a nutricionista Roseli Rossi, da Clínica Equilíbrio Nutricional (SP). “Há também xaropes populares que usam a semente do salsão para aliviar a artrite reumatoide e a gota”, diz.
Vejamos mais alguns de seus benefícios:
- Produz efeito de saciedade.
- Tem propriedades antibacterianas, eliminando infecções e toxinas.
- Melhora o trânsito renal.
- Contém minerais como o potássio e o sódio, além das vitaminas B1, B2 e B6, básicas para cuidar de nossa pele, cabelo e visão.
- Regula o colesterol e melhora a circulação.
- Acelera a digestão e elimina os gases. 
- Reduz - na verdade regula - a pressão arterial devido à grande concentração de potássio.
- Fortalecimento do sistema imunológico em razão do ao alto teor de vitamina C.
- Redução da produção de radicais livres também por causa da vitamina C, da cumarina e do limoneno.
- Ação diurética.
- Ação tônica pela presença de vitaminas e minerais.
- Anticancerígeno e anti-inflamatório graças à apigenina.
- Fortalecimento do sistema neurológico pela presença das vitaminas do complexo B.
- Fortalecimento da massa muscular e óssea, já que tem em sua composição cálcio, potássio e fósforo.
- Proteção da pele graças à vitamina A.
- Diminui a acidez metabólica, ou seja, forte ação alcalinizante. Com isto, ainda reduz a artrite por meio de substâncias como o limoneno e a cumarina.
- Previne a gota.
- Previne a formação de cálculo renal graças ao potássio.
- Reduz o colesterol por causa da sua abundância em fibras.
Usos:
O uso mais conhecido é o do talo, que pode ser ralado ou cortado em tiras para compor receitas de saladas, salpicão, tortas, quiches, assados com peixe, frango e carnes, assim como em sucos e vitaminas. “As folhas também vão muito bem como temperos de salada ou em caldos e sopas”, diz a nutricionista Roseli Rossi, da Clínica Equilíbrio Nutricional (SP). Seu gosto é praticamente o mesmo do talo, mas menos acentuado. São mais ricas em vitamina A, enquanto o talo tem mais vitamina C. Já os benefícios culinários da semente da planta foram descobertos há pouco tempo. São minúsculas, de cor castanho esverdeado, com listinhas mais claras. Têm um cheiro forte e são levemente amargas. Podem ser adicionadas nas massas para pães, saladas ou espalhadas sobre vegetais cozidos.

Fontes:
http://revistavivasaude.uol.com.br/nutricao/conheca-mais-sobre-o-salsao/737/