por Vern Grubinger*

Consumidores que valorizam alimentos frescos, cultivados em ambientes que protegem ecossistemas, beneficiando a humanidade e o planeta, devem apoiar os agricultores locais através da compra de seus produtos. Aqui estão dez razões:

1) Alimentos cultivados localmente tem melhores sabores e aparência.
2) A comida local é melhor para você. Quanto menor o tempo entre a fazenda e sua mesa, é menos provável que ocorra perda de nutrientes.
3) Alimentos locais preservam a diversidade genética. Pequenas propriedades locais geralmente cultivam muitas variedades de plantações para fornecer uma longa temporada de colheita, com variedade de cores e os melhores sabores. A biodiversidade animal também é maior onde há várias pequenas propriedades, invés de poucas fazendas grandes.
4) Alimento local é seguro. Não há maior tipo de garantia que olhar no olho do agricultor na feira ou ver os campos de onde a comida é cultivada.
5) O alimento local dá suporte às famílias locais. Os preços no atacado que os agricultores recebem por seus produtos são baixos, muitas vezes perto do custo de produção. Os agricultores locais que vendem diretamente aos consumidores cortam o atravessador e obtêm para a sua produção o preço cheio de varejo - fato que ajuda as famílias dos agricultores a permanecerem na terra.
6) Alimento local edifica a comunidade. Quando você compra direto de um agricultor, você está se envolvendo em uma conexão honrada entre o comprador e o produtor. Conhecendo agricultores lhe oferece entendimento sobre as estações do ano, a terra e seu alimento.
7) Alimento local preserva o espaço natural. Quando os agricultores são mais bem pagos por seus produtos, comercializando localmente, eles são menos propensos a vender terras para o desenvolvimento.
8) O alimento local mantém os impostos baixos. De acordo com vários estudos da ‘American Farmland Trust’, as fazendas contribuem mais em impostos do que eles requerem em serviços, enquanto na maior parte do desenvolvimento contribui-se com menos impostos do que o custo dos serviços necessários.
9) Alimento local beneficia o meio ambiente e os animais selvagens. Fazendas bem geridas fornecem serviços ecossistêmicos: eles conservam o solo fértil, protegem as fontes de água, e sequestram carbono da atmosfera.
10) Alimento local é um investimento no futuro. Ao apoiar os agricultores locais de hoje, você está ajudando a garantir que haverá plantações em sua comunidade amanhã. Isso é uma questão de grande importância para a segurança alimentar, especialmente à luz de um futuro energético incerto, frente à nossa atual dependência em combustíveis fósseis para produzir, embalar, distribuir e armazenar alimentos.

*Especialista em vegetais e frutos, extensão da Universidade de Vermont. Texto adaptado do artigo “Produzido para Feira”. Publicado em: abril de 2010.
Fonte: http://www.uvm.edu/vtvegandberry/factsheets/buylocal.html