Inverno chegando é hora de se preparar para as mudanças do clima. Alguns problemas de saúde podem acompanhar estas mudanças, especialmente por permanecermos em ambientes fechados com muitas pessoas e pouca circulação de ar. A alimentação é um elemento fundamental neste processo, pois é possível aumentar as defesas do corpo através dela.
Escolher alimentos que aumentem a imunidade do organismo é muito importante. Citamos abaixo uma lista de alimentos que auxiliam neste processo:
Probióticos: iogurtes e leites fermentados têm micro-organismos que fortalecem o sistema imunológico.
Geleia real: estimula o sistema imunológico, combatendo infecções por vírus e bactérias.
Pólen: rico em proteínas, vitaminas e minerais que ajudam na formação de anticorpos, fortalecendo o organismo.
Mel: contém substâncias que agem como antibióticos naturais. Eficaz contra os sintomas de gripes e resfriados. Pode ser coadjuvante no tratamento de problemas pulmonares e da garganta.
Chá branco: rico em catequina, poderoso antioxidante. A substância ainda fortalece o sistema imunológico.
Chá-verde: também é rico em catequina, antioxidante poderoso.


Foto 1: Mel Apiário Morro Três Barras, Bateias/PR
Pimenta: é fonte de betacaroteno, substância que se transforma em vitamina A, nutriente que protege o organismo de infecções.
Tomate: fonte de betacaroteno ajuda as células imunitárias.
Cenoura: o betacaroteno presente atua contra infecções.
Couve, brócolis, couve, espinafre: esses vegetais verde-escuros têm antioxidantes fundamentais para manter a imunidade em alta. Foto 2: Hortas urbanas do Seu Carlos
Frutas cítricas: limão, laranja, kiwi, entre outras são clássicas no reforço à imunidade, graças à alta concentração de vitamina C.
Acerola: riquíssima em vitamina C (30 a 50 vezes mais que a laranja), que age na reconstituição dos leucócitos em períodos de queda de resistência.
Tamarillo (tomate japonês): possui elevado teor de vitaminas como a pró-vitamina A, vitamina B6, C e E; minerais como o cálcio, ferro, fósforo e magnésio; também é rico em substâncias antioxidantes.
Óleo de coco: rico em ácido láurico e caprílico possui atividade antiviral e antibacteriana.
Alho: fonte de alicina estimula a resposta imunológica.
Foto 3: Recanto da Marinez

Gengibre: é expectorante, reduz a inflamação e a dor.
Cogumelo shitake: contém lentinana, substância que aumenta a produção das células de defesa do organismo.
Feijão e cogumelo shimeji: apresentam ácido fólico. O nutriente auxilia na formação de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo.

Da Horta ao Prato fornece muitos destes alimentos dependendo da sazonalidade, confira em nossa tabela semanal de produtos através do dahortaaoprato@gmail.com                                                       Foto 4: Gengibre Sítio Terra Viva